›› Serviços de Consultoria ›› Planejamento Estratégico
 
 
 Qualidade
  Logística
 Supply Chain  Management
 • Comércio Exterior
 • Private Equity
  Planejamento Estratégico
  Capital Humano





















Visão Geral Tarefas Estratégicas
Nossos serviços   Desenvolvimento de visão
Estabelecimento de objetivos Novos Negócios




 VISÃO GERAL


A necessidade de aquisição de novas competências em um ambiente de grandes e profundas mudanças tem obrigado as organizações a uma revisão de seus parâmetros de gestão. A principal ferramenta que viabiliza essa revisão é o Planejamento Estratégico.

Planejar estrategicamente
, pensando a organização como um todo, sua relação com o ambiente interno e externo, levando-se em conta uma visão de futuro e seus meios de alcançá-lo é a característica e forma de atuação do nosso trabalho.

Daí a importância de analisar o ambiente para redefinir missão e escolher estratégias de ação.

Significa, ainda, rever os projetos em que a organização está engajada, avaliar se seus objetivos e metodologias contribuem para os objetivos estratégicos escolhidos, assim como criar novos projetos.


Por sua vez, administrar estrategicamente significa ser capaz de responder às demandas do presente tendo em mente o que se planejou para o futuro.

É comum que organizações passem pelo processo de planejamento estratégico sem se darem conta de que precisarão preparar-se para administrar estrategicamente. O resultado é que as rotinas anteriores tomam conta das decisões e pouco ou nada se realiza do plano adotado.


 NOSSOS SERVIÇOS


Ao longo dos anos, a Qualilog desenvolveu diversos trabalhos de consultoria em Planejamento Estratégico, envolvendo :

• Planejamento estratégico à curto / médio / longo prazo

• Diagnóstico do ambiente interno e externo

• Análise mercadológica da empresa

• Projecão e análise de cenários

• Plano de ação para o desenvolvimento do planejamento estratégico

• Metodologia de acompanhamento de resultados por área

• Desenvolvimento da visão, missão e objetivos estratégicos

• Desenvolvimento de novos negócios

• Análise de ameaças e oportunidades

• Elaboração e implantação de estratégias competitivas


Maiores informações



 TAREFAS ESTRATÉGICAS QUE AS EMPRESAS E SEUS EXECUTIVOS PRECISAM


O processo de elaboração / implementação de estratégias consiste de várias
tarefas gerenciais interrelacionadas, como :

Decidir em que negócio a empresa estará e formar uma visão estratégica para onde a empresa precisa ser direcionada, infundindo na organização um sentimento de meta, fornecendo orientação de longo prazo e estabelecendo uma missão clara a ser cumprida.
Converter a visão e missão estratégicas em objetivos mensuráveis e objetivos de desempenho.
Elaborar a estratégia para atingir os resultados desejados.
Implementar e executar a estratégia escolhida eficientemente e eficazmente.
Avaliar o desempenho, revisar os novos desenvolvimentos e ajustar o rumo de longo prazo, os objetivos, a estratégia, ou implementar para incorporar a experiência atual, mudando as condições, novas idéias e novas oportunidades.



 DESENVOLVIMENTO DE UMA VISÃO ESTRATÉGICA E DA MISSÃO DO NEGÓCIO


A pergunta de correção de rumo que todos os executivos de qualquer empresa precisam fazer é :

Qual é a nossa visão para a empresa ? O que estamos tentando fazer e nos tornar ?

O desenvolvimento de uma resposta cuidadosamente fundamentada para esta pergunta faz com que os executivos considerem o que é, e o que deve ser o caráter do negócio da empresa, além de ajudar a desenvolver a percepção de para onde a empresa precisa ser direcionada nos próximos 3, 5 ou 10 anos.

Os diretores e gerentes devem pensar estrategicamente para onde eles estão tentando levar a empresa. A visão da diretoria sobre o tipo de empresa que se está tentando criar e o tipo de posição no negócio que se está tentando atingir representa uma visão estratégica para a empresa.


 ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS


A finalidade do estabelecimento de objetivos é converter a declaração geral da missão do negócio e da direção da empresa em objetivos de desempenho específicos, por meio dos quais o progresso da organização pode ser medido. O estabelecimento de objetivos implica desafios constantes e esforço disciplinado de todos os envolvidos. O desafio de tentar eliminar a lacuna entre o desempenho atual e o desejado faz com que a organização fique mais inventiva, demonstre alguma urgência na melhoria de seu desempenho financeiro e de sua posição no negócio, e seja mais objetiva e focalizada em suas ações.

O estabelecimento de objetivos desafiadores mas factíveis ajuda a evitar o contentamento, a compulsão, a confusão interna sobre o que deve ser feito, e a estabilização do desempenho organizacional.

Os objetivos estabelecidos pelos sócios ou diretores devem incluir objetivos de desempenho de curto e longo prazo. Do ponto de vista empresarial, os objetivos financeiros são críticos para manter a vitalidade da organização e assegurar os recursos que a empresa precisa para crescer e prosperar. Os objetivos estratégicos servem para induzir os esforços gerenciais para reforçar o negócio geral da empresa e sua posição competitiva.


 ESTRATÉGIA PARA A ENTRADA EM NOVOS NEGÓCIOS


A entrada em novos negócios pode assumir basicamente três formas : aquisição, início interno e contratos de risco.

A aquisição de um negócio existente é a maneira mais popular de diversificar os investimentos, e tem a vantagem da entrada rápida no mercado alvo. Ao mesmo tempo, as aquisições de negócios podem ajudar a empresa que se diversifica a vencer barreiras de entrada como inexperiência tecnológica, estabelecimento de relações com os fornecedores, equiparação com a eficiência e custos unitários das rivais, custo da propaganda e de promoções introdutórias e distribuição adequada. Em muitas empresas, pode-se levar anos para desenvolver conhecimento, recursos, escala de operação e reputação no mercado. Entretanto, a descoberta da empresa certa para adquirir pode chegar a ser um grande desafio. O dilema enfrentado por uma empresa que pretende fazer a aquisição é decidir sobre a compra de uma empresa bem-sucedida por preço elevado ou a compra de uma empresa doentia por preço irrisório.

A diversificação por meio de início interno envolve a criação de uma nova empresa, sob o guarda-chuva corporativo, para competir na indústria desejada. Uma organização formada recentemente tem de não somente vencer as barreiras de entrada, mas tem também de investir em nova capacidade de produção, desenvolver fontes de fornecimento, contratar e treinar funcionários, formar canais de distribuição, formar uma base de clientes e assim por diante.

De um modo geral, a formação de uma empresa para entrar em um novo setor é mais atrativa quando:

Existe tempo suficiente para lançar o negócio.
As empresas existentes na área responderão com lentidão ou ineficiência à nova entrada.
Os custos da entrada com início de um negócio novo custa menos que a aquisição.
A empresa já tem a maior parte ou todas as habilidades necessárias para competir eficientemente.
O acréscimo de nova capacidade terá um impacto adverso no equilíbrio entre oferta e demanda.
O setor alvo é composto de empresas relativamente pequenas e por isso esta iniciação não precisa competir com empresas maiores e poderosas.



 
 
© Copyright 2001-2003 QualiLog