›› Consultoria ›› Logística
 
 
 Qualidade
   Logística
 Supply Chain  Management
 • Comércio Exterior
 • Private Equity
  Planejamento Estratégico
  Capital Humano






















 PAPEL ESTRATÉGICO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA


A tendência rumo à economia mundial integrada e à arena competitiva global está forçando as empresas a projetar produtos para um mercado global e a racionalizar seus processos produtivos de forma a maximizar os recursos corporativos. As empresas devem coordenar suas atividades funcionais dentro de uma estratégia coerente que considera a natureza global de seus negócios.

Infelizmente, quando chegam à estratégia corporativa, a maioria das funções de operações e logística permanece relegada aos tradicionais papéis táticos. A alta direção enxerga operações e logística como tática por natureza, projeta a estratégia sem suas considerações e relega-lhes um papel de minimização de custo.


Afinal, O que é estratégia de operações e logística ?

A seleção de uma boa estratégia logística exige muitos dos processos criativos que o desenvolvimento de uma boa estratégia corporativa. O desafio de definir estratégia de operações e logística não é trivial. Abordagens inovadoras para a estratégia logística podem oderecer uma grande vantagem competitiva.

Alguns elementos de estratégia têm validade universal e podem ser aplicados a qualquer empresa, independente de sua natureza. Outros são altamente dependentes da estrutura, cultura e ambiente econômico da empresa.

A estratégia de operações e logística é entendida de forma melhor como um conceito multidimensional que engloba todas as atividades críticas de operações e logística da empresa, fornecendo-lhe um sentido de unidade, direção e propósito.

Estratégia de operações e logística :
É um padrão de decisões coerente, unificado e integrado.
Determina e revela o propósito das atividades de operações e logística da organização em termos dos objetivos de longo prazo da empresa, programas de ação e prioridades de alocação de recursos.
Procura suportar ou atingir uma vantagem sustentada de longo prazo por meio da resposta adequada às oportunidades e ameaças no ambiente da empresa.

Uma estratégia de operações e logística deve ser ampla, mas ao mesmo tempo
decompor a complexa rede de decisões para serem analisadas.

1. estrutura da rede de bens;
2. escolha da tecnologia do processo das operações;
3. escolha da tecnologia do processo da logística;
4. integração vertical da rede de suprimentos;
5. força de trabalho;
6. planejamento e operações de controle;
7. planejamento e controle da distribuição;
8. gestão da qualidade;
9. política de transporte;
10. política de serviço ao cliente;
11. organização;
12. fornecimento;


É importante salientarmos que uma estratégia logística bem definida aborda os seguintes objetivos :

Redução de custo : É a estratégia dirigida para minimizar os custos variáveis associados à movimentação e à estocagem. A melhor estratégia é geralmente formulada pela avaliação dos cursos alternativos de ação, como a escolha entre diferentes localizações de armazéns ou a seleção entre modais alternativos de transportes. Os níveis de serviço se mantêm constantes, enquanto alternativas de custo mínimo estão sendo estabelecidas. A maximização do lucro é a primeira meta.

Redução do capital : É a estratégia direcionada para minimização do nível de investimento no sistema logístico. Maximizar o retorno sobre o investimento é o foco dessa estratégia. Transportar produtos diretamente para clientes, evitando despesas de armazenagem, selecionar uma abordagem de suprimentos just-in-time em vez de manutenção de estoque, ou terceirizar serviços logísticos são alguns exemplos. Essas estratégias podem resultar em custos variáveis maiores do que as que exigem maior nível de investimentos;no entanto, podem aumentar o retorno sobre investimentos.

Melhorias no serviço : São estratégias que normalmente reconhecem que as receitas dependem do nível do serviço fornecido. Embora os custos aumentem rapidamente com elevados níveis de serviço logísticos aos clientes, o aumento nas receitas pode mais que compensar custos mais altos. Para ser eficaz, a estratégia de serviços é desenvolvida em contraste com os fornecidos pela concorrência.

Uma estratégia logística pró-ativa frequentemente começa com objetivos de negócio e com requisitos de serviço aos clientes. Cada elo no sistema logístico é planejado e balanceado com todos os outros em um processo integrado de planejamento logístico.


Maiores informações

 
 
© Copyright 2001-2003 QualiLog