›› Consultoria ›› Logística
 
 
 Qualidade
   Logística
 Supply Chain  Management
 • Comércio Exterior
 • Private Equity
  Planejamento Estratégico
  Capital Humano






















 OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA LOGÍSTICO


O objetivo global da otimizacão de qualquer sistema logístico é maximizar a lucratividade.

Ao observar o relacionamento entre as três dimensões no modelo de logística global, podemos identificar a melhor orientação para uma empresa.



A logística orientada para recursos é o gerenciamento de diferentes recursos (financeiro, material, humano) necessários para a fabricação de produtos a serem entregues aos clientes finais. A logística orientada para recursos foca o relacionamento entre as dimensões funcionais e geográficas. Observando o mundo como um fornecedor de recursos e como um mercado de clientes, podemos perceber como a dimensão funcional pode beneficiar-se com a dimensão geográfica. Empresas com forte ênfase em marketing necessitam balancear os gastos de marketing com o controle justo dos custos de fabricação. Assim, podem decidir buscar diferentes localidades geográficas, como locais de fabricação, minimizando o custo de mão-de-obra. Ou podem querer centralizar a manufatura em uma localidade e obter economias de escala.

A enfâse da logística, então, é em orientar-se em direção à otimização do uso de recursos. Pelo mesmo motivo, e como mencionado anteriormente, o mercado de produtos está se tornando independente de fronteiras geográficas.

A logística orientada para a informação refere-se à gestão da informação como fonte de vantagem competitiva. Mais que apenas o fluxo de produtos, o sistema logístico está diretamente envolvido com o fluxo de informações (disponibilidade de produtos, prazo de entrega, necessidades dos clientes). Empresas que dividem seus clientes em diversos mercados ou oferecem grande variedade de opções de produtos estão interessadas nas mudanças dos gostos dos clientes. Assim, a logística orientada para a informação refere-se ao relacionamento entre a dimensão setorial e a dimensão geográfica. Parceiros logísticos, por exemplo, oferecem a possibilidade de acessar a informação em áreas não tradicionalmente englobadas na visão da empresa. O envolvimento na dimensão geográfica é a fonte de informação para mudanças que podem estar ocorrendo em diferentes ambientes.

A logística orientada para o usuário foca o cliente final. Parceiros da cadeia de suprimentos podem analisar coletivamente o sistema logístico existente, identificar gargalos, redundâncias, e assim por diante, e conjuntamente aperfeiçoá-lo. O principal objetivo não é apenas ganhar novos clientes, mas manter os existentes. Da mesma forma, empresas no sistema logístico podem melhor cooperar para desenvolver tecnologias, uma vez que cada um dos participantes pode trazer sua competência básica para tratar dos problemas enfrentados. Mantendo o foco orientado para o usuário, o sistema logístico ganha flexibilidade na resposta às necessidades dos clientes. A flexibilidade é obtida pela combinação de diferentes empresas por meio da correta coordenação.

É importante enfatizar a natureza dinâmica do ambiente de negócios globais. Esse dinamismo obriga as empresas a adotarem cada uma das três orientações citadas acima com diferentes intensidades em diferentes épocas. Diferentes forças internas ou externas podem fazer com que a empresa mude suas prioridades. Num dado momento, por exemplo, uma empresa pode ser dirigida pela logística orientada para recursos e focar a otimização da rede de bens de manufatura.


Maiores informações

 

 
 
© Copyright 2001-2003 QualiLog