›› Consultoria ›› Logística
 
 
 Qualidade
   Logística
 Supply Chain  Management
 • Comércio Exterior
 • Private Equity
  Planejamento Estratégico
  Capital Humano






















AUDITORIA LOGÍSTICA


A auditoria logística é um exame periódico da situação das atividades logísticas na empresa. Devido os erros potenciais em sistemas de relatórios e da falta dos relatórios sobre determinadas atividades, torna-se necessário levantar a situação de alguns índices logísticos periodicamente.

Um sistema de controle pode perder sua eficácia se a informação disponível for imprecisa. A informação da auditoria é usada para estabelecer novos pontos de referência com os quais os relatórios são gerados e para corrigir erros que podem resultar do desempenho de determinadas atividades logísticas devido a informações ruins.


Os serviços prestados pela Qualilog em auditoria logística responde as seguintes questões :

- Quais atividades logísticas podem ser controladas com sucesso em minha empresa ?

- A função logística em minha empresa está sendo bem administrada ?

- Quais auditorias seriam de valor particular para o controle das minhas atividades ?

- A forma que o controle é feito em minha empresa está de acordo com padrões mundiais ?

O que pode ser auditado ?
Nível do estoque
Frete
Custos logísticos
Nível de serviço ao cliente
Política de estoque
Utilização da frota de transporte
Custos de armazenagem

A gestão necessita convencer-se que as atividades logísticas estão sendo executadas eficaz e eficientemente. Tal auditoria pode incluir uma avaliação de todos os funcionários da empresa, da estrutura organizacional, e do processo logístico integrado.

O processo logístico pode ser auditado de maneira eficaz através da análise dos determinantes gerais do projeto de sistema logístico. Mudanças substanciais na demanda, nos serviços ao cliente, nas características do produto, nos custos logísticos e nas políticas de precificação podem indicar a necessidade de uma revisão da estratégia.

O controle logístico ajuda a assegurar que as metas, em torno das quais os planos logísticos foram desenvolvidos, são alcançadas após o plano ter sido posto em ação. O dinamismo e as incertezas do ambiente logístico ao longo do tempo podem causar desvios do desempenho planejado do processo.


Maiores informações

 


 DIAGNÓSTICO LOGÍSTICO


O projeto logístico e seu planejamento devem ter início com uma avaliação abrangente da situação logística existente.

O objetivo é compreender as características ambientais, o processo e o desempenho do sistema existente, determinando, caso seja necessário, as modificações apropriadas.

O processo de avaliação da necessidade e da conveniência de mudanças é denominado Estudo de Viabilidade e inclui procedimentos de análise da situação, desenvolvimento de lógica de apoio e estimativas de custo-benefício.

Levantamento da situação existente.

A análise da situação existente incia-se com a coleta de dados e avaliações de desempenho que caracterizam o ambiente logístico. Uma análise básica exige um levantamento interno, uma avaliação do mercado, uma avaliação da concorrência e uma avaliação tecnológica, para definir as possibilidades de aperfeiçoamento, identificando áreas onde existam oportunidades de aperfeiçoamento e ganhos financeiros.

O diagnóstico realizado pela Qualilog aponta um claro entendimento dos procedimentos logísticos existentes. Inclui o desempenho histórico, a disponibilidade de dados, estratégias, operações, políticas, táticas, equipamentos, instalações, relacionamentos e informações.

Cada ítem do sistema logístico deve ser cuidadosamente examinado, quanto a seus objetivos declarados e a sua capacidade de atingir esses objetivos.

A finalidade do Diagnóstico Logístico é prover a administração um melhor entendimento dos pontos fortes e fracos do sistema logístico existente, tendo em vista o ambiente de operações atual e futuro.

 
 
© Copyright 2001-2003 QualiLog