›› Consultoria ›› Logística
 
 
 Qualidade
   Logística
 Supply Chain  Management
 • Comércio Exterior
 • Private Equity
  Planejamento Estratégico
  Capital Humano

 























 DESENHO E DIMENSIONAMENTO DE ARMAZÉNS OU C.D.s


O correto Lay-out e dimensionamento de um armazém, ou centro de distribuição afeta diretamente a despesa total do mesmo. A equipe Qualilog envolvida nesse tipo de projeto está constantemente em busca do equilíbrio entre os custos do manuseio de materiais e a utilização do espaço do armazém. Existem considerações específicas sobre o espaço de estocagem e a separação de pedidos no projeto interno de um armazém que devem ser levadas em consideração.

Dimensionando a instalação

A primeira, e provavelmente a mais importante, decisão em projetar uma instalação de estocagem diz respeito ao seu tamanho. Uma vez que o tamanho do armazém é determinado, ele age como uma restrição sobre as operações do mesmo, que pode ter várias décadas de vida.

No entanto, a disposição interna da instalação pode ser mudada com relativa facilidade, já que mudar o tamanho total do armazém é muito menos provável. Embora a instalação possa ser expandida em uma data posterior ou o espaço não utilizado possa ser alugado para outros usuários, a qualidade resultante do espaço pode não ser a ideal. Em geral, o resultado do planejamento pobre do tamanho do armazém ocasiona custos de manuseio de materiais acima do necessário no armazém (no caso de subdimensionamento), ou força custos desnecessários de espaço no sistema logístico (no caso de superdimensionamento).

Seleção de sistemas de manuseio de materiais

O sistema de manuseio de materiais deve ser selecionado para ser uma parte integral de toda a atividade do sistema de estocagem. Não é necessariamente o ponto inicial do projeto do sistema de estocagem nem seu ponto final. Entretanto, o cliente pode fazer as primeiras aproximações grosseiras para o projeto final sem tentar equilibrar todos os fatores simultaneamente. Nesta análise, deve-se levar em consideração diversos fatores, como :

Os sistemas de manuseio de materiais adotados impõem restrições ?
Qual sistema de entrega os principais fornecedores utilizam ?
O projeto do armazém impõe restrições na escolha dos equipamentos ?
O sistema a ser utilizado deve ser manual, semi-automatizado ou totalmente automático ?
As características dos produtos são determinantes para a concepção do armazém ?


Maiores informações

<< voltar

 
 
© Copyright 2001-2003 QualiLog