›› Consultoria ›› Logística
 
 
 Qualidade
   Logística
 Supply Chain  Management
 • Comércio Exterior
 • Private Equity
  Planejamento Estratégico
  Capital Humano






















 SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO

Um aspecto extremamente favorável da logística atual é o potencial de aumento de produtividade que pode ser explorado por meio de investimentos em novos Lay-outs, sistemas de armazenagem e equipamentos de manuseio de materiais.


Os sistemas de manuseio de materais classificam-se em mecanizados, semi-automatizados, automatizados e baseados em informação. São utilizadas combinações de mão-de-obra com equipamentos de manuseio para facilitar o recebimento, o processamento e a expedição. Geralmente, a mão-de-obra é o maior percentual do custo total no manuseio mecânico. Os sistemas automatizados, ao contrário, visam reduzir a mão-de-obra, mediante investimentos em equipamentos. Dependendo da situação, os sistemas automatizados de manuseio podem ser usados para atender a qualquer necessidade básica de manuseio. Quando algumas necessidades de manuseio são atendidas por meio de equipamentos automatizados, e as outras necessidades são atendidas por meios mecanizados, o sistema é denominado semi-automatizado. Sistemas de manuseio baseados em informação utilizam computadores para possibilitar maior controle, se comparados a equipamentos mecanizados. Os sistemas mecanizados são os mais comuns, embora o uso de sistemas semi-automatizados e automatizados esteja se expandindo rapidamente. Um dos fatores que contribuem para a baixa produtividade de alguns sistemas logísticos é o fato de que o manuseio baseado em informação ainda não atingiu seu apogeu.


Diretrizes básicas para o manuseio de materiais :
Os equipamentos de manuseio e armazenagem devem ser os mais padronizados possíveis.
O sistema deve ser projetado para proporcionar fluxo de produtos mais contínuo possível.
Os investimentos devem ser feitos em novos lay-outs e equipamentos de manuseio.
Os equipamentos de manuseio de materiais devem ser usados o mais intensamente possível.
Os equipamentos de manuseio a serem escolhidos devem ter a menor relação possível de peso e carga útil.
Procura suportar ou atingir uma vantagem sustentada de longo prazo por meio da resposta adequada às oportunidades e ameaças no ambiente da empresa.


Maiores informações ?



 SISTEMAS MECANIZADOS
Os sistemas mecanizados empregam grande variedade de equipamentos de manuseio. Os equipamentos mais comuns são empilhadeiras, paleteiras, cabos de reboque, esteiras transportadoras e carrosséis.

 SISTEMAS SEMI-AUTOMATIZADOS
Os sistemas semi-automatizados complementam sistemas mecanizados, automatizando atividades específicas de manuseio. Por isso, um depósito semi-automatizado possui parte do manuseio mecanizado e parte automatizado. Os equipamentos mais comuns em depósitos semi-automatizados são os veículos guiados por automação, separação computadorizada de pedidos, robótica e vários tipos de estantes inclinadas.

 SISTEMAS AUTOMATIZADOS E BASEADOS EM INFORMAÇÃO
O atrativo da automação é a possibilidade de substituição de mão-de-obra por investimentos em equipamentos. Além de consumir menos mão-de-obra direta, os sistemas automatizados são mais rápidos e precisos. Seus pontos fracos são o alto custo do investimento necessário e a natureza complexa desse tipo de operação.

Num sistema automatizado, os equipamentos de armazenagem, por exemplo, são parte integrante do sistema de manuseio e podem representar até 50% do investimento total.

<< voltar

 
 
© Copyright 2001-2003 QualiLog